Notícias

TURISMO SUSTENTÁVEL EM BARBADOS


   

Barbados é uma ilha no Caribe exemplar quando falamos em turismo sustentável. A preocupação com as tartarugas marinhas, por exemplo, faz parte da cultura local. Existem três espécies principais presentes no país, como a tartaruga verde e a tartaruga-de-pente, as mais avistadas, e a tartaruga-de-couro, que raramente aparece na costa barbadiana. São aproximadamente 80 tartarugas-de-pente que chegam às praias a cada ano. Cada uma delas vai colocar cerca de impressionantes 750 ovos em uma única temporada. Os ninhos normalmente são formados entre maio e outubro e os animais retornam a cada 2-4 anos para desovar na mesma praia em que nasceram.

A recepção de alguns hotéis, inclusive, avisa aos hóspedes quando as tartarugas estão desovando. Os turistas podem assistir e ajudar os recém-nascidos em seu longo caminho até o mar, protegendo-os de predadores.

O resort Southern Palms, por exemplo, é uma organização muito preocupada com a preservação ambiental e se comprometeu a atender aos padrões internacionais relacionados a isso. Desta forma, identificaram alguns aspectos que poderiam ser melhorados, como o uso racional de água e energia e uso de materiais de limpeza biodegradáveis. Produtos locais sustentáveis também são a primeira opção na hora da compra. Tudo isso é feito de forma a minimizar os impactos sobre a comunidade e o meio ambiente.

Venha para Barbados e torça para ser um dos espectadores dos primeiros momentos de vida das tartaruguinhas, um espetáculo à parte da natureza!