Notícias

TURISTAS SE DIVERTEM NO CARNAVAL DE BARBADOS


            

De característica vibrante, o Crop Over é o principal festival de Barbados e comemora o final da colheita de cana de açúcar, misturando elementos da cultura caribenha, africana e inglesa. A ilha recebe turistas de todas as partes que vão conferir o agitado evento, marcado por muita música, alegria e diversão. As principais atrações da festa, parecida com o carnaval brasileiro, ocorrem anualmente entre os meses de julho e agosto.

Conforme a tradição, o rei e a rainha do festival já foram coroados. Grantley Hurley e Judy Cumberbatch defendem seus títulos há mais de uma década, mostrando toda sua dedicação e orgulhos barbadianos. O rei cortou e empilhou 221,506 toneladas de cana de açúcar e a rainha 161,900 toneladas. O casal recebeu, além do título, diversos prêmios por todo seu trabalho duro e compromisso.

Os diferentes estilos musicais são uma característica marcante do festival. Nas semifinais do Sweet Soca, por exemplo, dezesseis artistas barbadianos disputaram entre si por um dos sete lugares no grande palco Bushy Park, no dia 28 de julho. Nessa data, o evento The One Soca Royale vai reunir os artistas musicais mais populares de Barbados para se apresentar ao público.

Pelo seu terceiro ano consecutivo, a música gospel também teve seu lugar de destaque. Os amantes do estilo musical puderam conferir muitas canções, danças e performances no dia 4 de julho no The Crop Over Gospel Concert.

Ainda no cenário musical, no último dia 19, dezoito dos melhores músicos do estilo Calypso disputaram seu lugar nas finais da Pic-O-De-Crop, que coroa o monarca da competição. Os participantes realizaram apresentações em diversas tendas e foram julgados pelo público por sua música, performances e conteúdo.

A arte caribenha também foi contemplada no The Central Bank Crop Over Visual Arts Festival, uma exibição de arte visual bastante divertida e criativa, mostrando obras em duas e três dimensões.

E o festival ainda não acabou! Entre 2 e 4 de agosto, a Bridgetown Market, a maior feira de rua do Caribe, vai oferecer muita música, comida e artesanato local em tendas decoradas para Barbadianos e turistas. E o dia mais esperado do Crop Over, o Kadooment Day, está chegando, celebrado sempre na primeira segunda-feira de agosto e marcando o último dia do festival. No dia 5 de agosto, os espectadores vão se divertir com desfiles, trios elétricos e muitos grupos fantasiados dançando e cantando no meio da rua, aproveitando o último dia da festa.