Notícias

BARBADOS: O QUE O BRASIL E CARIBE TÊM EM COMUM


Com a Copa do Mundo começando, não são só as seleções participantes que estão de olho no Brasil. Este é um momento especial de integração de culturas de todos os lugares, que compartilham a paixão pelo futebol. E Barbados também não vai ficar de fora dessa festa. Veja as muitas semelhanças (e algumas diferenças) que nossos vizinhos caribenhos tem com o Brasil:

1. História

A ilha caribenha também foi descoberta pelos portugueses, justamente quando faziam sua rota para chegar ao Brasil. O nome Barbados foi dado ao país depois que os navegantes avistaram as árvores cheias de cipós, que mais pareciam barbas. Por mais que a colonização tenha sido britânica a partir de 1625, muitas mudas de cana-de-açúçar foram levadas para a ilha, trazidas de Pernambuco

2. Rum X Cachaça

Enquanto a famosa bebida brasileira é a chamada cachaça (além de seus muitos outros apelidos), um motivo de orgulho nacional em Barbados é o rum. As duas bebidas são produzidas à base de cana de açúcar, sendo a cachaça feita a partir da garapa e o rum de um caldo cozinhado, como uma rapadura. Barbados inclusive foi o inventor dessa deliciosa bebida e o drink mais popular na ilha é o chamado Rum Punch.

3. Praias

Apesar das nossas belíssimas praias, vale a pena se deslocar até Barbados e conhecer os tesouros que eles guardam ali. As 60 praias, todas públicas, estão divididas entre o Oceano Atlântico, como aqui, e o exclusivo mar Caribenho, com águas azuis que nem parecem de verdade de tão bonitas.

4. Carnaval X Crop Over

Os barbadianos também tem o seu carnaval, anímadíssimo diga-se de passagem. Enquanto comemoramos no começo do ano, o chamado Crop Over acontece durante o mês de julho inteiro e acaba na primeira segunda-feira de agosto, todos os anos. O último dia, Kadooment Day, é um desfile na rua que conta com a presença da cantora Rihanna, nascida na ilha e entusiasta da cultura local.

Além de tudo isso, Barbados é conhecido pela alegria de sua população e pela música que toca em todos lugares. Visite Barbados e descubra outras semelhanças com nosso país!