Notícias

AVENTURAS AQUÁTICAS EM BARBADOS


As águas das praias de Barbados parecem irreais. A paleta de azuis varia entre um tom escuro e denso ao quase transparente. A parte leste da ilha é permeada pelo Oceano Atlântico, o que significa um mar mais agitado, com ondas perfeitas para esportes aquáticos como o surfe. Já a parte oeste apresenta o mar calmo do Caribe e atrai muitos mergulhadores devido a diversidade da vida marinha e naufrágios.

Para os amantes do surfe, um dos picos mais conhecidos para a prática é o Soup Bowl, na praia de Bathsheba, onde as ondas são mais fortes e podem chegar a 10 pés, formando paredes maciças com boas sessōes de tubos. As ondas velozes viajam por milhares de quilômetros sem interferência de recifes e bancos de areia, tornando o local ideal para o esporte.

Apesar da parte leste ser muito indicada, diversos locais da ilha podem ser aproveitados pelos turistas. Na praia de Batts Rock, por exemplo, as águas são bem profundas e encontram uma bancada de pedras rasas formando uma marola divertida e perfeita para iniciantes. Já em North Point, o cenário é completamente diferente, há um penhasco em que ondas de 10 ou mais pés quebram longe da costa, se dividindo em ondas direitas e esquerdas. Outro local diferente é o Duppies, que conta com ondas longas e potentes quebrando em cima de uma barreira de corais.

Já para os mergulhadores de plantão, é hora de pegar um snorkel, um pé de pato e uma câmera aquática para ver e registrar uma das cenas mais bonitas que o mar pode promover. A sensação é de estar em um imenso aquário, onde as tartarugas e cardumes são companhias frequentes.

A área de Carlisle Bay é um dos pontos mais famosos entre os 34 existentes na ilha. A melhor época para mergulho é entre dezembro e junho, dado que nos outros meses a chuva pode atrapalhar um pouco a visibilidade, mas não influencia em atividades como snorkelling ou passeios em embarcações.

Há diversos lugares e empresas para mergulhar. Centros oferecem cursos introdutórios para iniciantes e saídas diárias para os já experientes. A escolha só depende do conhecimento e da prática de quem vai e da disposição. A Dive Barbados Blue, por exemplo, é um centro de mergulho e de outros esportes aquáticos que foca no aspecto ecológico da prática. Os dois biologistas marinhos que trabalham na empresa planejam limpezas nas praias e águas barbadianas há mais de dez anos, além de ter projetos de monitoramento de corais. A empresa, portanto, é mais do que um local para mergulhar, mas também é preocupada com a proteção e conservação do ecossistema.

Não perca tempo e venha se aventurar nas águas barbadianas!